terça-feira, 20 de setembro de 2011

Vamos pensar?

Rubem Alves:
"Sobre os vestibulares:
Se eu fizer os exames vestibulares, não passarei.
E se o novo reitor da UNICAMP fizer os vestibulares, não passará.
Se o Ministro da Educação fizer os vestibulares, não passará.
Se os professores das universidades fizerem os vestibulares, não passarão.
Se os professores dos cursinhos que preparam os alunos para passar nos vestibulares fizerem os vestibulares, não passarão (cada professor só passará na disciplina em que é especialista...).
Se aqueles que preparam as questões para os vestibulares fizerem os vestibulares, não passarão.
Então me digam, por favor: por que é que os jovens adolescentes têm de passar no vestibular?
Os vestibulares são um desperdício de tempo, de dinheiro, de vida e de inteligência.
Passados os exames, a memória (inteligente) se encarrega de esquecer tudo
A memória não carrega peso inútil. "

1 - Piaget
"O principal objetivo da educação é criar homens capazes de fazer coisas novas não simplesmente de repetir o que outras gerações fizeram, homens criativos, inventivos, descobridores" Piaget

2 - Eduardo Chaves
"A educação deveria ser a coisa mais agradável que existe, pois envolve a construção de nossa vida, daquilo que gostaríamos de ser. É um crime a escola ter se tornado chata, enfatizando aprendizados que nada têm que ver com a vida." Eduardo Chaves

3 - Giulia Pierro
"Frase que alunos e pais já ouviram da boca de profissionais de ensino:
- Você ficou vagabundeando o ano inteiro. Bem-feito repetir de ano!
-Quem mandou você fazer amizade com fulano? Agora você ficou de recuperação " Giulia Pierro - Cartilha Sobre os Direitos dos Alunos

4 - Giulia Pierro
"Frase que alunos e pais já ouviram da boca de profissionais de ensino: - Fulano é o primeiro da classe!
-Sicrano é muito mais inteligente que você!
-Não adianta você não vai ganhar de Beltrano" Giulia Pierro - Cartilha Sobre os Direitos dos Alunos

5 - Eduardo Chaves
"Mesmo que se admita a possibilidade de que o ensino pode resultar na aprendizagem de algumas coisas, o ensino, como é entendido no contexto da educação tradicional, produz, nos alunos, a maior parte das vezes apenas um "tomar ciência", um "ficar sabendo" - não aprendizagem." Eduardo Chaves

6 - Molière
"Mais vale uma cabeça bem-feita do que uma cabeça cheia". Molière

7 - José Pacheco
"A indisciplina é filha dileta do autoritarismo e da permissividade. A disciplina a que me refiro é a liberdade, que conscientemente exercida conduz à ordem, não a ordem imposta que nega a liberdade. Como poderemos pensar em controlar as águas revoltas de um rio, se nos esquecermos das margens que as comprimem?". José Pacheco, Escola da Ponte

8 - Ana Paula Douring
"As ações do 3º Setor são passos para a realização do sonho de Martin Luther King, John Lennon, Gandhi e outros nomes realmente especiais: a evolução do ser humano e a chegada de um mundo melhor."- Ana Paula Döring
leia artigo de Ana Paula clicando aqui

9 - Monteiro Lobato
"Da gramática, guardo a memória dos maus meses que em menino passei decorando, sem nada entender, os esoterismos do Augusto Freire da Silva. Ficou-me da "bomba" que levei, e da papagueação, uma revolta surda contra a gramática e gramáticos, e uma certeza: a gramática fará letrudos, não faz escritores", escreve Monteiro Lobato ao escritor Godofredo Rangel, seu amigo e correspondente

10 - Maria do Pilar Lacerda
"Durante muito tempo, a dificuldade de aprendizagem foi confundida com a Escola Plural, como se a nova proposta pedagógica tivesse criado os alunos que não aprendem. Mas a escola tradicional tinha um número ainda maior de crianças que não aprendiam, e ainda eram expulsas depois de reprovações seguidas." - Maria do Pilar Lacerda,secretária municipal de Educação BH.

11 - John Locke
"A instrução é a parte menos importante da educação" - JOHN LOCKE, filósofo inglês

12 - Rosemeire Nicomedes
"O que não podemos mais é deixar que professores, jogando a culpa do fracasso da escola e, por conseguinte da educação de baixa qualidade, nos governantes fiquem de braços cruzados (salvo raras exceções...) esperando que uma solução caia do céu." - Rosemeire Dias Barbosa Nicomedes, Professora Maluquinha

13 - Nietzsche
"Aquele que é um verdadeiro professor toma a sério somente as coisas que estão relacionadas com os seus estudantes - inclusive a si mesmo", Nietzsche

14 - Rubem Alves
"...O estudo da gramática não faz poetas. O estudo da harmonia não faz compositores. O estudo da psicologia não faz pessoas equilibradas. O estudo das "ciências da educação" não faz educadores. Educadores não podem ser produzidos. Educadores nascem. O que se pode fazer é ajudá-los a nascer. Para isso eu falo e escrevo: para que eles tenham coragem de nascer... " - Rubem Alves

15 - Canana
"Minha intenção é só de resgatar o que tem de melhor no ser humano, através de meus filhos. Mas isto é o meu Ideal, e gostaria que todos tivessem um Ideal, que os elevassem, no status do caráter. Sei que a agressividade nas pessoas, é somente o medo. E vejo o medo, como ignorância e egoísmo. Concluindo, vejo que o mundo, precisa de pessoas mais altruístas e que pensem no que é melhor para os outros e não para si mesmo." - "Canana" - uma mãe no fórum da Nova Escola

16 - Perrenoud
Sobre o professor:
"Ele deve ser capaz de observar, analisar, tirar proveito das experiências, organizar as idéias, debater, pesquisar, questionar-se. São as competências que todo professor supostamente tem; o que falta é aplicá-las na própria ação." Perrenoud na Nova Escola

17 - Mario Victor
"As coisas não mudam por acaso é preciso um motivador. São iniciativas como essa deste site que motivam as pessoas a fazerem mudancas". 03/02/2002 - Mario Victor - analista de sitema sobre A ESCOLA DO SABER

18 - Vicente Martins
"Vejam bem: a nota verifica, não avalia." - Vicente Martins

19 - Bernard Shaw
"Queremos ver crianças perseguindo o conhecimento, e não o conhecimento perseguindo crianças. " George Bernard Shaw

20 - Nóvoa
"O aprender contínuo é essencial e se concentra em dois pilares: a própria pessoa, como agente, e a escola, como lugar de crescimento profissional permanente", diz Nóvoa.

21 - Eugênio Mussak
"Dois elementos fundamentais na educação corporativa são a percepção e a motivação. A percepção é a primeira das qualidades a se trabalhar em um processo educacional. Após a mesma podemos criar compreensão, construir conhecimento e promover ações adaptativas a um novo mundo, aquele que agora tem esta pessoa dotada de novos conhecimentos e competências. Motivar significa mostrar o motivo para que a ação seja realizada. É clássico que o ser humano só se sente motivado para atender às suas necessidades, e que no processo de aprendizado e desenvolvimento, a motivação é prima do prazer e do sentido." - Eugênio Mussak

22 - Nilson José Machado
"Não basta acumular dados. É preciso articular, deduzir uma coisa de outra. O conhecimento é um entrelaçamento de significados." - Nilson José Machado, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - Isto É

23 - Bernardo Toro
"Código da Modernidade - Competências e Habilidades Básicas
1. Domínio da leitura e da escrita
2. Capacidade de fazer cálculos e de resolver problemas
3. Capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situações
4. Capacidade de compreender e atuar em seu entorno social
5. Receber criticamente os meios de comunicação
6. Capacidade para localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada
7. Capacidade de planejar, trabalhar e decidir em grupo "
- Bernardo Toro

24 - Vera Vaz
"É a escola cidadã, que forma cidadãos conscientes e por inteiro, que na busca de sua felicidade pessoal sejam também integrados à comunidade em que vivem, capazes de pensar, associar idéias, inventar e interferir, sob as mais diversas maneiras, na estrutura da sociedade, a fim de melhorá-la !" - Vera Vaz

25 - Paulo Freire
"A prática educativa é tudo isso: afetividade, alegria, capacidade científica, domínio técnico à serviço da mudança ou lamentavelmente, da permanência do hoje." (Paulo Freire)

26 - Edgar Morin
"O ensino deve favorecer a arte de agir" - Edgar Morin

Nenhum comentário:

Postar um comentário